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Já imaginou um potencial cliente procurar na Google por “escritório contábil” e encontrar o site da sua contabilidade na primeira posição?
Assim como você que quando tem uma dúvida ou quer escolher algum serviço busca na internet, o seu cliente também. Mas, pouquíssimos leitores saem da primeira página de busca da ferramenta.
Por isso, hoje vamos apresentar algumas técnicas que o Diego Martins, CEO da Inside Digital, abordou a fim de conseguir a primeira posição orgânica no buscador da Google em “mudanças no imposto de renda” e em outras palavras-chaves muito concorridas no meio contábil.
Para tal, o especialista fez uso, principalmente, de estratégias de SEO para contabilidade. Se você quer potencializar os resultados do seu escritório contábil e colocá-lo no topo, esse texto é para você.
Mas, afinal, o que é o SEO?
Primeiramente devemos entender o que é SEO – Search Engine Optimization, ou em português: otimização para mecanismos de buscas.
SEO é a técnica utilizada para otimizar a página do site internamente e externamente. O objetivo é que o site fique posicionado no topo do buscador da Google em determinadas palavras-chaves.
E para o quê? Quando um escritório consegue uma boa colocação na internet, o número de acessos do site aumenta, assim como, a captação de leads e a conversão de clientes para a contabilidade.
O SEO são um conjuntos de técnicas desde a programação até o produção e divulgação do conteúdo. Mas, fique tranquilo, se você não sabe como começar, preparamos esse guia para você!
Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico
Antes de definir a estratégia de marketing digital para contabilidade, vamos entender a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico.
No tráfego pago é criada uma campanha de anúncios para determinadas palavras-chaves. Nesse formato é necessário um bom investimento financeiro para que a estratégia funcione. Os resultados através de anúncios pagos são imediatos, mas de curto prazo. É preciso de investimento em todo o tempo que essa estratégia estiver ativa.
Já o tráfego orgânico é aquele conquistado a partir do bom posicionamento no buscador online. O resultados aparecem a médio prazo, mas de forma crescente e exponencial. A principal forma para se atingir tal resultado é através das práticas de SEO para contabilidade.
A grande vantagem é que os investimento são consideravelmente menores e as técnicas são aplicáveis independente da maturidade do escritório: se já está há muitos anos no mercado ou não.
Dessa forma, a principal diferença é que com o tráfego pago é necessário desembolsar uma boa quantidade para ficar nas primeiras posições do buscador no Google e não dá para fazer isso para sempre. Enquanto que com o tráfego orgânico você chega lá através de técnicas de SEO e conteúdo, basicamente, mostrando para o Google que você merece estar ali. O seu site fica visível e disponível por todo o tempo, todos os dias.
Em vermelho um exemplo de tráfego pago e em verde, de tráfego orgânico:
Dicas de SEO para contabilidade
Ter um site já é uma estratégia adotada pela grande maioria das contabilidades, mas o maior desafio é que o site fique bem posicionado no buscador da Google. Para tal, se faz necessário o uso de estratégias de marketing, especificamente, práticas de SEO para escritórios de contabilidade.
Para ajudar nessa missão, separamos 6 dicas valiosas para colocar a sua contabilidade no topo. Vamos lá?!
1 – Sobre o seu site
Caso a sua contabilidade ainda não tenha um site, vale a pena criá-lo com base nas técnicas de SEO e em WordPress. Mas, fique tranquilo, para isso contrate um profissional que entenda de programação e ele saberá o que fazer.
E, o seu site estando pronto ou não, é importante contar com um blog para adicionar novos conteúdos com base nas práticas de SEO para contabilidade.
Outro ponto importante é investir em um design responsivo para as páginas, ou seja, um layout que fique bem adaptado tanto para tela do celular quanto do computador. Hoje, a maioria dos brasileiros faz suas pesquisas online através do celular.
Além disso, é indispensável procurar melhorar a experiência do usuário que acessar o seu site. Não se tem mais paciência para um site lento ou com muito erros no layout. Portanto, fique atento em como o seu site está ou estará funcionando.
2 – Defina o público que seu site quer atingir e converse com ele
É preciso, primeiramente, entender quais são as dúvidas do seu público e como você pode ajudá-lo. Para isso você deve definir qual nicho que seu escritório de contabilidade vai trabalhar, por exemplo, o segmento de “dentistas”.
Reúna toda sua equipe e coloque em pauta quais são as maiores dores que esse segmento enfrenta em relação aos serviços contábeis, fiscais e tudo aquilo que possa envolver seu escritório de contabilidade.
Após esse passo, defina as melhores palavras-chave para se chegar a esse nicho. Seguindo o exemplo de dentistas:
- Impostos;
- Documentos necessários para abertura de uma Clínica Odontológica;
- Qual o melhor regime tributário para Consultórios Odontológicos.
3 – Definição das palavras-chaves de cauda longa.
Depois de entender quais são as maiores dores de seus clientes, vamos descobrir qual palavra-chave deve usada na criação do texto.
Ao divulgar seu escritório de contabilidade é fundamental analisar quais são as palavras-chaves menos concorridas. Isso por que no início o site contábil não terá autoridade suficiente para competir com termos mais disputados. É aí que entram as palavras-chaves de cauda longa.
Segundo Chris Anderson, as palavras de cauda longa possuem um número de pesquisa mediano, abaixo de competitividade.
E como verificar qual a quantidade de pesquisas e o índice e dados de cada palavra-chave? Existem várias ferramentas, sendo a mais utilizada o planejador de palavra-chave do Google Adwords.
Aconselhamos também que consulte o índice de busca para o termo no Google Trends. Assim, é possível saber qual a demanda de busca para o termo que deseja ranquear.
Isso ajuda principalmente para que você não desperdice seu tempo com palavras-chave que quase ninguém busca.
Veja no quadro abaixo como montar o título do post com palavras-chaves de cauda longa a partir de palavras-chaves primárias:
Palavra-chave primária | Palavra-chave de Cauda Longa |
Consultoria contábil | Consultoria contábil para Clínicas Odontológicas de “Sua cidade ou estado” |
Regimes especiais | Regimes especiais para Clínicas Odontológicas. |
Abrir uma empresa | Como abrir uma Clínica Odontológica em “sua cidade ou estado”. |
4 – Construa um artigo ou página para o site contábil.
Após a definição das palavras-chave de cauda longa, aprofunde-se no tema e redija um artigo que seja interessante para quem for ler.
Quando falamos de SEO para contabilidade temos que pensar na qualidade de nossos artigos e conteúdos de páginas. Criar posts com conteúdos educativos e que pretendam o leitor reduzem a taxa de rejeição do site e aumentam a autoridade do domínio.
É preciso oferecer o que de fato está naquela URL e no título do conteúdo. Por exemplo, caso o título seja uma pergunta, é necessário que ela seja respondida. Cumprir a expectativa do leitor solucionando a dúvida é fundamental.
O artigo deve ter no mínimo 700 palavras e ao longo do texto tente colocar algumas repetições semânticas da palavra-chave que escolheu, fazendo com que sua densidade de palavra-chave para o termo aumente consideravelmente.
É importante que você não exagere. O Google é capaz de entender a semântica do texto e repetir a palavra-chave muitas vezes pode ser prejudicial.
Outro ponto importante é a estrutura do texto. Divida-o em tópicos para melhorar e facilitar a leitura do usuário. Na linguagem HTML, use o tamanho <h1/> para o título, <h2/> para os subtítulos e assim sucessivamente até o <h6/>, se necessário.
Quando for adicionar a imagem ao post renomeie-a com a mesma palavra-chave utilizada no artigo. Outro ponto importante é otimizar a URL com o nome do seu texto/palavra-chave.
Por fim, é válido mostrar que o seu site faz uso de fontes confiáveis. Portanto, adicione links de referências apontando para grandes portais. Ah! E não se esqueça de fazer linkagem interna para outros posts do seu blog.
Muitas informações, né? Calma! Preparamos um checklist, acompanhe:
1 – Redija um artigo com no mínimo 700 palavras com qualidade sobre a palavra-chave escolhida;
2 – Estruture o título do artigo com o tamanho <h1/>, os Subtítulos <h2/> e assim sucessivamente;
3 – Nomeie a imagem do seu artigo com a mesma palavra-chave que está utilizando;
4 – Assegure-se que tenha algumas repetições de forma natural no artigo relacionado à palavra-chave escolhida;
5 – Tenha links apontando para algum site de qualidade para aquele tema.
5 – Divulgue o link do texto do blog
Faça uma varredura na internet e tente achar grupos, sites e blogs relacionados ao seu artigo e divulgue o mesmo de forma natural. Cuidado para não se tornar um “Spam”, pois pode queimar seu escritório de contabilidade ao invés de ajudar.
Outra dica é no começo fazer uma campanha de Adwords – o tráfego pago que conversamos no começo – ou até mesmo de Facebook ADS (anúncio no Facebook) para captação de leads.
6 – SEO off page para escritórios de contabilidade
O SEO é dividido em onpage e off page. Até o momento falamos somente da parte onpage, agora veremos como fazer a parte offpage do SEO para escritórios de contabilidade.
Enquanto que o SEO on page são estratégias para otimização de um texto ou página do site. O SEO off page é a prática de colocar os links do seu site em outras páginas de internet.
Como? Entre em contato com o sites com bom Page authority e tente criar parcerias.
Defina uma pauta e faça um artigo com as mesmas técnicas listadas para encaminhar para o tal site.
O objetivo é que a Google veja que seu site está recebendo indicações de algum site relevante fazendo com que sua autoridade aumente e com o tempo suas posições também.
Cuidados na hora de colocar o SEO para contabilidade em prática
Essa tendência de digitalização dos escritórios contábeis a fim de ganhar espaço na internet através da produção de conteúdos não é tão recente. Diversos concorrentes já fazem uso da estratégia e tem dado muito certo.
Contudo, práticas de SEO exigem conhecimento e estratégia, caso contrário, ao invés de estar melhorando site organicamente, estará dando um tiro no pé. Para margem da complexidade, hoje existem mais de 400 fatores para melhorar o posicionamento nos buscador da Google.
Esse processo pode ser evidenciado pelo vídeo do Matt Cuts, em que é relatado que práticas de SEO devem ocorrer de forma natural e de qualidade para seu nicho.
Além disso, obter resultados com SEO pode não ser tão rápido. Essa técnica exige dedicação e muito estudo. Dessa forma, uma boa dica é contar com a ajuda de especialistas, como agências de marketing digital especializadas em estratégias de SEO para contabilidade.
Hoje a Inside Digital tem grandes cases, relacionados ao segmento de contabilidade. Conte conosco para colocar a sua imobiliária no topo. Ficou com dúvidas? Quer saber mais? Mande-nos um e-mail e veja o que podemos fazer pelo seu escritório contábil.
Esperamos ter ajudado na escolha e desenvolvimento de técnicas básicas de SEO para o seu escritório de contabilidade.